APRESENTAçãO DO PLANO DE TRABALHO DOS NOVOS COORDENADORES E CHAMADO DE TRABALHOS

Caros(as),

Deve ser do conhecimento de todos que, recentemente, o Pablo e o Adler, renunciaram a coordenação do PHPDF e, ao mesmo tempo, abriram oportunidades para que outras pessoas pudessem assumi-la.

Mediante esse fato, foi realizada no dia 08/11/2009, uma reunião para que todos os membros pudessem definir o futuro da comunidade e da nova coordenação. Nesta reunião ficou definido que o novo corpo da coordenação seria composto por 4 membros(ordenado alfabeticamente): Cristiano Teles, Edvan Carvalho, José Augusto, Marcelo Rodrigues.

Desde essa data, já se passaram 2 semanas. Houve uma apresentação rápida da nova coordenação por parte do Adler e do Pablo, mas, até agora, não nos apresentamos formalmente perante a comunidade, e isso foi devido a inúmeros motivos.

Um deles é que, durante esse período, estávamos focados em definir uma base do que seria o PHPDF e seus objetivos. Foram muitas conversas, que aconteceram através de reuniões (que até o momento foram 3) e troca de emails.

Fizemos um levantamento dos emails mais recentes da lista, procurando encontrar as pessoas que se dispuseram a ajudar. Analisamos e elaboramos alguns documentos, onde compilamos todas as ideias e sugestões de melhoria para a comunidade.

Nosso intuito agora é apresentá-los, para que toda a comunidade possa modificar, sugerir, derivar e claro, discutir sobre o que seria o PHPDF, de maneira colaborativa e comunitária. É importante ressaltar que, qualquer opinião ou comentário PESSIMISTA está descartado, uma vez que não irão agregar qualquer valor aos documentos e a comunidade em si.

Para alcançar nossos objetivos, chegamos a um consenso que devemos trabalhar através de fases/etapas/camadas. Para isso, foi proposto um modelo baseado em GRUPOS de trabalho, onde cada grupo terá seus próprios objetivos,  responsabilidades e ações. Cada grupo de trabalho deverá ser composto de um número X de membros e terá seu próprio coordenador. O intuito, com esses grupos, é dividir para conquistar, seguindo o bom e velho ensinamento da programação orientada a objetos.

Para que todos conheçam um pouco mais sobre os grupos de trabalho, segue uma lista com as definições e objetivos de cada um.

Mas, para isso, precisamos criar e organizar os grupos e contamos com a colaboração de todos, principalmente daqueles que se propuseram a ajudar. Elaboramos um formulário, em que os interessados devem preencher, informando nome, email e o grupo de trabalho que deseja participar. O formulário estará disponível de 23/11/2009 a 30/11/2009, e encontra-se no endereço: http://spreadsheets.google.com/viewform?hl=en&formkey=dFlFSExMc2Y3eWJIX0hWNXVEOExWZHc6MA

Ainda sobre os objetivos, pensamos em criar um calendário de eventos e de treinamentos para 2010. Para eventos, o intuito, inicialmente, é criar um calendário que se baseie nos calendários acadêmicos das faculdades e universidades com cursos de tecnologia do Distrito Federal, observando, principalmente,o choque de datas, para que os mesmos não ocorram.

Em treinamentos, inicialmente, faremos um leventamento das pessoas que possuem interesse em ministrar cursos ou palestrar para a comunidade. Sabemos que várias pessoas da comunidade dão aula e/ou tem conhecimento e poderiam ministrar treinamentos. Também sabemos que há aqueles que não possuem experiência em aula/treinamento, mas que, poderia ser uma bela oportunidade, principalmente para adquirir visibilidade e experiência, além, é claro, que estar ajudando a consolidar os conhecimentos relacionados ao PHP dentro da comunidade. Pensamos que, dessa forma, poderemos montar um cardápio de treinamentos para o PHPDF. Aos interessados, disponibilizamos um formulário, que estará disponível de 23/11/2009 a 30/11/2009 e se encontra disponível no endereço: http://spreadsheets.google.com/viewform?hl=en&formkey=dFdpajMtNFBHN2pnUTJhaGhOZXdfc1E6MA. Num segundo momento, faremos o levantamento dos possíveis treinamentos que a comunidade poderá oferecer.

No próximo dia 12/12/2009, será realizado o GOPHP Conference. Diante o interesse de algumas pessoas de participar do evento, decidimos confeccionar algumas camisetas, para quem se interessar. Fizemos um levantamento inicial e o valor médio ficou em torno do R$ 20,00. Quem tive interesse, pode fazer o pedido até o dia 30/11/2009, preenchendo o formulário que se encontra no endereço: http://spreadsheets.google.com/viewform?hl=en&formkey=dG04YWNJRWloZE5pdnd3dENFOF9ITWc6MA.

Temos muitas ideias de trabalho, porém nosso foco agora é montar os GTs (grupos de trabalho) para que possamos ter uma noção do que verdadeiramente podemos fazer.

Resumo do nosso calendário:

  • 23/11/2009 a 30/11/2009 – Periodo para pedido de camisas
  • 23/11/2009 a 30/11/2009 – Periodo para as pessoas se candidatarem aos GTs
  • 23/11/2009 a 30/11/2009 – Listagem de profissionais que tem interese em dar treinamentos
  • 03/12/2009 ou dia 05/12/2009 – Reunião com todos os GTs
  • 31/12/2009 – Apresentação de suas metas para os primeiros 3 meses de 2010

Resumo dos conteudos deste email:

  • Mudança de coordenação
  • Criação de GTs
  • Pedido de ajuda para montar os GTs
  • Confecção de camisas do PHPDF
  • Levantamente de pessoas que querem dar aula

Observações:

  • Já sabemos que isso já foi tentado no passado e não deu certo, mas mesmo assim tentaremos novamente;
  • Não responda esta thread se não for para dar apoio ou sugestão de melhoria;
  • Se quiser fazer parte é muito bem vindo(a), não se acanhe.

Atenciosamente.Coordenação do PHPDF

Uma ideia sobre “Apresentação do plano de trabalho dos novos coordenadores e chamado de trabalhos

  1. Pingback: A coordenação do PHPDF parte I | As coisas na minha ótica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *