COMUNICADO À COMUNIDADE

Bom dia a todos.

Como está exposto no último email do Pablo ele deixou a coordenação do grupo e devido a isso eu escrevo este email e peço para que todos reservem alguns minutos para o ler.

Observamos que nos últimos anos, principalmente de 2008 em diante, não existe comprometimento dos membros da comunidade com o grupo, isso pôde ser constatado no evento de confraternização do ano passado, o FLISOL desse ano e agora, no encontro que seria ontem a noite para sorteio das cortesias para o PHP Conference.

Não conheço todos os motivos que levam os membros do grupo a não serem comprometidos como deveria e também não me considero apto a julgar ninguém e claro, quando me refiro a membros do grupo eu também me incluo entre eles.

Bem, durante a existência do PHPDF e sob a coordenação atual (e que em outras épocas contava com a participação do Rafael Dohms), nós realizamos um evento de porte chamado PHPDF Roadshow, participamos de diversos eventos realizados pela comunidade open-source sempre visando divulgar o PHP e a nossa comunidade, realizamos almoços, confraternizações visando a interação entre os membros, buscamos parcerias com diversas empresas do DF e na grande maioria esmagadora dos casos, o esforço sempre foi daqueles que estavam coordenando o grupo com a ajuda de alguns poucos heróis membros do grupo como por exemplo, Ricardo Maia, Oséias Vieira, Joe, Fabrício, Augusto
e outras pessoas que vão me desculpar por não lembrar os nomes agora (não são tantos assim para esquecer, mas minha memória não é boa pra guardar nomes), o que constata que a participação da comunidade como um todo sempre foi pequena, mas mesmo assim o trabalho que podíamos fazer foi feito em prol dela.

Posso dizer que me sinto orgulhoso por tudo que foi feito até agora em meio a tanta dificuldade que encontramos no meio desse caminho e creio que os demais envolvidos também possuem este sentimento, porém, acho que agora é hora de mudar e vou expôr os motivos:

1- Tanto eu quanto o Pablo temos outros objetivos nesse momento, então não poderemos mais fazer tanto esforço pela comunidade.
2- Se a comunidade não participa do que tentamos fazer deve ser porque a comunidade não está de acordo com o que é feito.
3- Nada na vida dura para sempre, logo, o grupo precisa de novas idéias e atitudes.

Expostos os motivos acima, eu declaro perante a comunidade de Desenvolvedores PHP do Distrito Federal (PHPDF) que estou  deixando a coordenação do PHPDF abrindo assim um espaço para pessoas mais jovens e com mais disposição a tomar conta da herança que nós, antigos coordenadores deixaremos.

Solicito à todos os membros da comunidade que elejam uma nova equipe de coordenação até o dia 1 de Dezembro de 2009 e as únicas exigências que faço para passar o bastão são:

1- O grupo deverá continuar democrático
2- O grupo deverá continuar participando do PHP Brasil Comunidades

Não são exigências absurdas, muito pelo contrário, então creio que não será difícil atende-las.

Informo também, que caso não seja eleita uma nova equipe de coordenadores até a data acima estipulada, eu terei a liberdade de manter a lista apenas como arquivo e base para consulta de tudo que foi discutido até então e o site será retirado do ar.

O domínio www.phpdf.org.br foi registrado pelo IDSL, então creio que se o grupo continuar o IDSL continuará apoiando o uso dele pelo grupo, porém, caso não exista coordenação, o IDSL decidirá se continuará o mantendo ou não.

Gostaria de deixar exposto também o agradecimento ao Fábio Jácome e Douglas Gontijo por terem durante muitos meses hospedado o site do grupo e também de expor que atualmente todo o custo de hospedagem do domínio está sob meus encargos e eu nunca cobrarei nada relacionado a estas despesas, porém, depois do dia 1 de Dezembro de 2009, caso não se forme uma nova equipe de coordenação, eu me reservo ao direito de excluir toda e qualquer referência a este site do meu servidor.

Aproveito para informar que este texto será divulgado em todos os meios de comunicação que o PHPDF possuir.

Agradeço a todos pelos ótimos momentos que vivemos nestes anos e lamento pelos momentos ruins que passamos.
Desejo uma longa vida ao PHPDF, que divulgue a linguagem na nossa região e evolua muito como comunidade.

Abraços a todos.

adler medrado

6 ideias sobre “COMUNICADO À COMUNIDADE

  1. Rafael Dohms

    O PHPSP, PHPBC e minha própria pessoa estão prontos para auxiliar qualquer membro da comunidade que deseje contribuir e tomar a frente deste grupo tão importante.

    É com muita tristeza que eu vejo um grupo que foi meu primeiro passo para tomar a posição de contribuidor e membro da comunidade PHP passar por um momento tão dificil, espero que tenhamos na comunidade do DF pessoas ativas e engajadas dispostas a sacrificar seu tempo e promove o PHP e tudo relacionado a ele em nossa Capital.

  2. Amanda Romancini

    Quase chorei de emoção…

    Só espero que não chegue ao fundo do poço.

    Algumas considerações precisam ser feitas em relação aos membros do PHPDF.

    Toda e qualquer dúvida que é postada no grupo(yahoo) por usuários iniciantes, é respondida imediatamente… Porém sempre aparece um e/ou vários que criticam a sugestão postado pelo colega…

    Raramente alguém elogia a solução que é proposta, com exceção do usuário que postou a dúvida.

    O maioria tem o hábito de sempe criticar os comentários do próximo, assim sempre surgem as discussões que não levam a nada… Aliás só levam ao atrito desnecessário entre os membros…

    Quanto ao Pablo, não precisa de comentários, seus post respondem por si só… E quem o conhece sabe o amor de pessoa que ele é.(Sacarsmo³)

    Enfim é isso, se houver mudança da mentalidade dos membros, o grupo só tem a crescer.

  3. Augusto Pascutti

    Comunidade PHPDF.
    É com tristeza que eu terminei de ler o Post do Adler. Mas tanto ele, como eu, como muitos de vocês, sabem o quanto é difícil conciliar a coordenação de um grupo e o dia a dia.
    E algo extremamente estressante e eu diria até que ingrato em muitos momentos. Fazemos muito, somos alvo de muitas críticas, mas em meio a tudo isso sempre existe uma pessoa que se beneficiou por alguma ação e enviou algum e-mail ou comentário positivo, isso nos ajuda a continuar, a tentar melhorar.
    No fundo, apesar dos pesares, a comunidade sempre nos surpreende um pouco; e esse é mais um dos momentos em que ela pode mostrar isso.

    Gostaria de deixar aqui meu apoio pessoal e como coordenador e fundador do PHPSP. Quem quer que assuma a coordenação do PHPDF, conte comigo para o que precisar =]

    Abraços e boa sorte !
    Rumo a desobrinhação.

  4. Edson

    Acompanho este a pouco tempo, e vou falar que é justamente o que estava procurando a tempos! Um espaço para ponto de encontro de quem quer desenvolver e se aventurar em PHP, sou estudante de uma escola Técnica de Informática (CEMI) tenho 19 anos e com muita sede de conhecimento. Eu me escrevi no Yahoo Groups, mas por algum motivo não foi aceito pelo que parece e estava bastante interessado mesmo no Happy Hour, em ver e poder trocar idéias com desenvolvedores mais experientes e também nos convites sorteados, mas não obtive nenhuma informação de como iria ocorrer (talvez fosse pra ser assim…).

    Li esta mensagem com grande pesar, pensei que ao invés de se contrair tendo até a possibilidade de terminar este iria aumentar e se tornar referência e eu estava/estou disposto a contribuir ao máximo para isso acontecer.

    Mesmo que eu não possa influir para as decisões e os caminhos a serem tomados, torço fortemente para que esse trabalho continue, tempos ruins sempre existirão, mas acredito fielmente que todo esforço irá valer a pena!

  5. Fabrício Carlos

    Pessoal, fico realmente triste por essa notícia, que considero uma bomba. Pablo, Adler e cia sempre foram os motivadores do grupo e realmente é difícil ver esta comunidade sem a presença ativa dos dois. De qualquer forma, estou me colocando a disposição da comunidade para estar à frente de alguma forma. Devido as minhas atividades eu não tenho como ser um membro tão ativo quanto ao Pablo e/ou Adler, porém fica minha contribuição a esta comunidade, que já vem de algum tempo também.

    Abraços e rumos a novos ares!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *